Orientação Profissional – conhecendo as profissões: Atuários - Flávio Hastenreiter - Terapia Cognitivo-Comportamental
1112
post-template-default,single,single-post,postid-1112,single-format-standard,bridge-core-1.0.4,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1200,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-18.0.9,qode-theme-bridge | shared by vestathemes.com,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 

Orientação Profissional – conhecendo as profissões: Atuários

Orientação Profissional – conhecendo as profissões: Atuários

O que fazem:

Atuários são profissionais que aplicam conhecimentos de matemática, estatística e probabilidades aos cálculos de risco em negócios como seguros, aposentadorias, pensões, investimentos, empréstimos e títulos de capitalização. São atividades em que tanto o cliente como empresa correm risco – como pagar um seguro e nunca precisar dele ou investir dinheiro numa empresa que venha a falir – em busca do retorno. Calculando o risco de acidentes, perdas, doenças, morte, invalidez, perdas em propriedades e retornos financeiros, o atuário atua em três ramos:

elementar: seguros de automóveis, contra incêndio, roubo, colisões;

de vida: seguros de vida, seguros de saúde, previdência, fundos de pensão;

financeiro: aplicações financeiras.

Características pessoais:

Atenção a detalhes;
boa memória;
Capacidade de abstração;
Capacidade de concentração;
Facilidade para matemática.

Qual é o risco de um determinado cliente sofrer um acidente em seu carro? E a chance de um investidor perder dinheiro em sua carteira de ativos? São cálculos complexos, feitos por atuários, profissionais necessários para que uma empresa financeira ou de seguros determine o preço de seus serviços.

Fonte: Guia de profissões.