Orientação Profissional – conhecendo as profissões: Geógrafos - Flávio Hastenreiter - Terapia Cognitivo-Comportamental
1228
post-template-default,single,single-post,postid-1228,single-format-standard,bridge-core-1.0.4,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1200,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-18.0.9,qode-theme-bridge | shared by vestathemes.com,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 

Orientação Profissional – conhecendo as profissões: Geógrafos

Orientação Profissional – conhecendo as profissões: Geógrafos

O que fazem:

Geógrafos são responsáveis por estudar, conhecer e descrever a superfície da Terra – relevo, solo, clima, vegetação, recursos hídricos – e a distribuição das populações. Estudam as relações entre o meio e as comunidades que o habitam. Analisam dados sociais, culturais e políticos de determinados grupos populacionais em uma região ou país, informações que podem ser utilizadas para delimitação de territórios, planejamento de áreas urbanas, manejo dos recursos naturais, implantação de hidroelétricas, pólos industriais, estradas e outras obras que interferem no meio ambiente.

Características Pessoais:

Capacidade de análise;
Capacidade de comunicação;
Capacidade de síntese;
Curiosidade;
Facilidade para matemática;
Habilidade para escrever;
Habilidade para trabalhar em equipe;
Interesse pelas ciências;
Gosto pela pesquisa e pelos estudos;
Raciocínio abstrato desenvolvido;
Raciocínio espacial desenvolvido.

Olhamos uma foto da Terra, tirada de um satélite e vemos infinitos pontos iluminados por luzes na parte escura, infinitos quadradinhos em várias regiões na parte clara. Oceanos com grandes manchas marrons, pontos de fogo nas florestas. É a assustadora ocupação do planeta, principal preocupação do geógrafo, que precisa conhecer a Terra, sua estrutura física, sua população, seu funcionamento e propor meios de aproveitá-la da forma mais saudável e duradoura.

ORIENTE-SE, FAÇA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL! Fonte: Guia de profissões.