Orientação Profissional – conhecendo as profissões: Geólogos - Flávio Hastenreiter - Terapia Cognitivo-Comportamental
1207
post-template-default,single,single-post,postid-1207,single-format-standard,bridge-core-1.0.4,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1200,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-18.0.9,qode-theme-bridge | shared by vestathemes.com,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 

Orientação Profissional – conhecendo as profissões: Geólogos

Orientação Profissional – conhecendo as profissões: Geólogos

O que fazem:

Analisam depósitos minerais, bacia petrolíferas, fissuras geológicas, lenços de água subterrâneos, fósseis vegetais e animais. Estudam as erupções vulcânicas, terremotos e erosão terrestre. Seu trabalho tem grande impacto social e ambiental. Podem ser descobertas, a partir das pesquisas, pistas sobre a formação e evolução do planeta e definidas formas mais racionais de aproveitamento dos recursos minerais, evitando a erosão de terrenos ou a poluição de águas subterrâneas. A geologia é divida em várias especialidades, como a paleontologia, que estuda fósseis vegetais e animais; a hidrogeologia, que estuda as águas subterrâneas; a geologia marinha, que estuda os minerais no solo e subsolo do mar. A proximidade entre a geologia e outros campos do conhecimento deu origem a novas disciplinas, como a geofísica e a geoquímica.

Características pessoais:

Atenção a detalhes;
Boa memória;
Capacidade de abstração;
Capacidade de análise;
Capacidade de observação;
Curiosidade;
Facilidade para matemática;
Gosto pela pesquisa e pelos estudos;
Habilidade para trabalhar em equipe;
Interesse pelas ciências;
Perseverança
Raciocínio espacial desenvolvido.

Ao contrário da maioria das pessoas, geólogos ficam felizes quando cruzam com uma pedra em seu caminho. Afinal, são as rochas e os minérios a matéria-prima desses cientistas. Com base em estudos sobre a composição e a origem desses elementos, eles podem saber mais sobre a estrutura e a evolução do planeta. E, principalmente, descobrir as riquezas que se escondem no subsolo.

ORIENTE-SE, FAÇA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL! Fonte: Guia de profissões.